domingo, 6 de janeiro de 2008

Pleonasmo

Igual, idêntica, parecida, similar. Todas estas quatro palavras possuem um aspecto em comum, mas que agora não interessa para o caso, sendo isto apenas uma forma de gastar umas linhas para isto não parecer um post pequeno.

Pleonasmo, é esse o tema deste post. Antes de mais é necessário clarificar que pleonasmo não é nome de doença, nem nome de escritor. E porque não é nome de escritor? Porque se fosse nome de escritor não tínhamos escrito pleonasmo sem a respectiva maiúscula inicial.

Pleonasmo é aquilo a que costumamos chamar redundância, e redundância é pleonasmo, sendo que a comparação entre as duas palavras gera uma frase pleonástica ou redundante, que são assim como que sinónimos.

O que é obrigatório reter é que o pleonasmo é o nome dado à repetição de uma ideia, de forma a reforçá-la. Um dos bons exemplos de pleonasmo que todos nós podemos ver diariamente está em nosso poder, e é esse exemplo que passamos a apresentar:



Era necessário a mesma ideia estar presente duas vezes? Não, não era.

P.S.: Estamos a brincar, meninas. Sem vocês não havia (a) Pi Sem Pé para ninguém!

30 comentários:

Anónimo disse...

Curti curti =D

Anónimo disse...

:) Ideias engraçadas que vocês têm. As raparigas é que nao acharão mt piada, mas tá certo sim senhor. Não faz sentido aquelas duas placas juntas. Desperdicio claro de plástico.
Bom humor, sim senhor.
Abraços Pi Sem Pé! : )

Anónimo disse...

Claramente um uso abusivo do poder de persuasão...que vergonha! Defendo aqui um abaixo-assinado com a intenção de depor estes claros machistas de extrema-direita da sua capacidade de humor!
Ora, por outro lado, tenho de admitir que tem uma certa piada...e não está completamente desprovido de razão, não senhor. É, de facto, um grande pleonasmo. Já agora, o que é um pleonasmo? E como é que me chamo? Bem, who really gives a fuck? (hehe, get it assh*le? :P). É um post extremamente duro para as ditas, uh, mulheres (bem...sim...), mas já que praticamente poucas a quase nenhuma das "ditas" "passava", digamos, "por", uh, aqui, não há problema!

Como diz o meu amigo comendador, fuck you! O vosso humor é uma porcaria! :P Não, vocês até que sabem algo da arte da comédia, continuem no bom caminho. Um grande abraço daquele que ninguém conhece, ninguém fala, ninguém olha, ninguém ouve, ninguém cheira [bem], ninguém caga em cima, e por aí fora. As minhas orações permanecerão convosco meus irmãos, adeus!

Anónimo disse...

Se eu fosse rapaz, estaria aqui a rir-me e a dizer que tiveram imensa piada...mas cm n o sou, abstenho-me de comentarios!

Boa noite!*

Anónimo disse...

Error found: pleonasmo estava escrito com letra maiúscula sim senhor (no inicio do paragrafo), logo sera com certeza o nome de um escritor.
Tudo o que estava escrito para além desse parágrafo será entao ignorado.
Obrigada pela atenção.

hehehe : ), boa sorte Pi Sem Pé, continuem de preferência sem piadas deste tipo (há que ter em conta o público alvo e o marketing!)

Joao disse...

Sem dúvida de q bastaria a placa do lado direito para entender-mos a ideia...Nao sei quem foi o estupido q decidiu meter a placa com aquela senhora de saia! Com um simbulo já tão explicito,espliquem-me o porquê de mais uma placa!...acham q somos burros?? :D

Abraço pessoal :P

Anónimo disse...

WTTTFFFFFFF LOOOL sempre em altas enfim @@@@@@@@@@

Anónimo disse...

Claramente isto é algo falso, visto que, na generalidade, as mulheres (ou meninas, como lhe queiram chamar) não apresentam qualquer tipo de deficiência física. No entanto, no que toca ao campo da deficiência mental/psicológica/interior a história é outra.
Ok.. Falei, falei e falei, não.. escrevi.. e não disse nada de jeito. Portanto, (agora a parte séria da coisa) gostaria de dizer que é uma observação bastante pertinente e que, de facto, há alguma veracidade no que aqui se apresenta! Ok, brincadeira.
Tá giro está.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom post, sim senhor. I'll be waiting for moar :D

Anónimo disse...

São exemplos destes que faltam apresentar aos alunos para que estes consigam ter um melhor aproveitamento escolar. Ora, imaginem só, se houvessem exemplos tão bem conseguidos como este que, ao mesmo tempo, criam um certo clima caótico para aquelas mentes mais perturbadas, quantos alunos iriam reprovar a Português? Nenhum. Zero.
Aqui está uma área que vocês, definitivamente, dominam. (não consegui arranjar palavra tão esclarecedora para aquilo que vocês, sem margem p'ra dúvidas, fazem.. dominam.) Além de política, humor e outros assuntos estúpidos cujo interesse é nulo, vocês têm um certo jeito para o ensino. Vendo bem, talvez seja mesmo a vossa vocação.
Pensem nisto!

PS: Caguem nisso. Concordando com os PSP.. As meninas fazem-nos falta, mesmo; No entanto, nós também lhes fazemos falta. Digo eu.

@

Anónimo disse...

engraçado ;>

Anónimo disse...

"Era necessário a mesma ideia estar presente duas vezes? Não, não era." RISOS! ;D Tambem penso que nao! Gostei ;> *

Anónimo disse...

aquelas placas ate fazem sentido... visto que nos, mulheres, somos muito amigas/solidarias e nao nos importamos de ajudar os defecientes!
a ideia que reforça é de sermos bastantes queridas e acolhedoras!
okok ... ja sei n tem anda aver c o post...
Mas parabens...ta muito fix! ate foram inteligentes no que fizeram... beijos e boa sorte ;)

Anónimo disse...

LOL ! Brutal, e aqele final "sem vcs n haveria pisempé.." genial mesmo x'D.

<3 Chárá

Anónimo disse...

REPAREM:
"P.S.: Estamos a brincar, meninas. Sem vocês não havia (a) Pi Sem Pé para ninguém!"

A ideia principal deste post, ESTÁ ENTÃO (e digo, reparem) extremamente clara e cheia de veracidade!!

Oh, cm sempre, VOÇES SAO MUITO BONS!!:D

Deixo-vos o meu ps, dizendo: troquem a placa da esquerda por uma com a cara do Tiago Chará! Ai sim, este post tinha a sua certa piada! E certa apenas, porque, quase nem para isso ele serve! xD

Anónimo disse...

Visto que até os animais já aqui comentam, vejo-me forçado a intervir, respondendo à letra:

au, au, au... grrr au, au.

Anónimo disse...

Enganaste-te no blog Chará! Certamente nao era este que querias vir comentar... Nao ha por aqui nenhum animal cm tu.. Nao mostres ja a tua felicidade! Nao estas sozinho, isso e certo, mas nao é por estes lados certamente q vais encontrar companhia animal! Tenho pena, mas enfim..

Au au para ti.. (fiquei com medo de nao me perceberes sem ser desta maneira)! xD

Anónimo disse...

Curioso, eu não mencionei nomes e no entanto houve quem se sentisse afectado. Erm...

Anónimo disse...

Publicamente não, não mencionaste!
Mas de outra maneira lá vieste logo mostrar-me "a tua resposta" ao meu primeiro comentário!
Enfim... nao é esse teu comentario tipico de "nao mencionar nomes mas haver quem se sinta afectado" que me vai pôr a baixo!
Com muita pena minha, mas ja era algo de que estava a espera! xD

Rui 'me_and_no_more_' Abreu disse...

No meio disto tudo, a única referência a moar que vejo é do mike fiels.

A melhor piada de sempre, sem dúvida, nem eu conseguiria algo tão elaborado.

Rui 'me_and_no_more_' Abreu disse...

ERRATA: Fields*

Anónimo disse...

Mike Fields gosta que se reponha a verdade :D

Anónimo disse...

Gostei especialmente do "P.S.: Estamos a brincar, meninas. Sem vocês não havia (a) Pi Sem Pé para ninguém!" :P
Não, estou a brincar. Até teve a sua piada pa!

beijinho**

Anónimo disse...

Bem, eu tenho uma queixa a fazer a nós próprios, que é a seguinte:
Na placa desnecessária(mulher), para estar correcta, deveria estar lé desenhada uma cozinha, ou uma lavandaria...coisas desse género.....aqui fica a minha indignação pela falta do nosso perfeccionismo....porque de resto, encontra-se tudo perfeitamente correcto.

Anónimo disse...

Dizer que são machistas é pouco :| A vossa sorte é que têm a Pamela ..
*

Anónimo disse...

Tiveram piada, devo de confessar :D

Força nisso!

Beijinho*

Anónimo disse...

Mas que falta de respeito!!

Anónimo disse...

Bem, seria de esperar que as mulheres deste mundo, ou ate mesmo de albergaria, se revoltassem e fizessem uma espera a este "grupo de entertenimento", como gostam de ser chamados, apos lerem este post. No entanto, sendo nos seres superiores a este tipo de comedia algo machista, apenas demonstramos a nossa indiferença rindo-nos e tomando isto como se tivesse muita piada.
Ora, se são ja conhecidos por terem tanta piada nos seus sketches e nos seus posts anteriores, e como nao podia deixar de ser, este é claramente mais um grande post vosso. :)
Beijinho*

sem nome disse...

priceless LOL

Anónimo disse...

olha q caralho!